Parece óbvio, mas pouca gente internaliza: toda venda acontece para uma minoria.
A maioria não compra. Sempre foi assim.
Se mais de 50% dos seus prospectos estão dizendo “sim”, talvez você esteja falando com gente demais que já estava pronta. Isso aponta para um funil mal calibrado.
A escolha é sua: para qual minoria você quer vender?
Se toda venda é feita para poucos, então faz sentido perguntar:
Para quais poucos você quer vender?
- Não adianta querer vender para “todo mundo”
- Não adianta tentar agradar uma massa se você só precisa de 500 clientes para faturar R$ 1 milhão
- Você pode (e deve) escolher o público com quem quer trabalhar
Exemplo:
Se o seu produto não é barato, não tente convencer quem não pode pagar. Crie algo à altura de quem pode.
O número absoluto da minoria importa mais que o percentual dela.
Exemplo real: nicho do ensino de japonês
O Luiz Passari não ensina inglês, o idioma mais procurado. Ensina japonês — um nicho que, à primeira vista, parece pequeno.
Mas:
- Ainda são milhares de pessoas com esse interesse
- É um mercado suficiente para sustentar um negócio lucrativo
- E mais: é um público com alto engajamento e clareza sobre o que busca
Minoria, sim. Mas com número absoluto relevante.
O mesmo vale para você
Seu estilo pode ser diferente.
Sua abordagem pode não agradar a todos.
Seu método pode não ser “mainstream”.
Tudo bem.
Se uma minoria se conecta profundamente com isso — e se essa minoria tem volume suficiente — você tem um negócio.
Toda venda é para poucos
Você só precisa dos poucos certos.
Não mire na maioria. Mire na minoria que:
- Pode pagar
- Quer o que você entrega
- E se identifica com você
Isso é mais do que suficiente para prosperar.