Criar um negócio digital e usufruir de todos os benefícios de trabalhar pela internet sem ter que aparecer na câmera, sem ter que fazer lives, sem ter que mostrar o seu rosto ou expor a sua voz… Será que isso é possível?
Bom, a pergunta correta não é se isso é possível ou não, mas sim se é estatisticamente viável. Muita coisa na vida é possível, mas ao mesmo tempo são altamente improváveis…
E nesse caso, quando falamos de criar um curso online ou qualquer outro tipo de negócio baseado em informação na internet, a resposta é que não! É muito improvável que você tenha a chance de dar certo sem aparecer. Isto, claro, falando do universo da criação de produtos digitais baseados em um especialista.
O motivo disso é muito simples: são pouquíssimas pessoas que vão estar dispostas a dar dinheiro para alguém que elas nem sequer viram a cara. Pessoas compram de pessoas e é vendo a pessoa que se transmite credibilidade ou não.
Qualquer tentativa de criar um negócio online baseado em cursos e informação sem um rosto, sem um nome, sem uma pessoa, vai simplesmente transmitir suspeitas, insegurança e não passar credibilidade.
Isso não quer dizer que nunca ninguém deu certo fazendo assim, mas estatisticamente, para cada um que dá certo desse jeito, são outros milhares que precisam dar a cara a tapa para fazer a coisa acontecer e milhares de outros que tentaram e não deram certo (pelos motivos supracitados).
Talvez, para algo assim dar certo, tem que ser algo muito específico, muito nichado, com um conjunto de fatores alinhados que, às vezes, depende até da sorte…
Talvez você tenha um conhecimento muito específico e pontual e consiga criar uma narrativa para vender aquilo, de modo que até faça sentido o especialista ser anônimo.
Ou seja, provavelmente não é o seu caso, porque se fosse, você já teria feito.
Então quais as chances?
Se você não quer aparecer de jeito nenhum, considere que esse mercado vai além do especialista que aparece e produz conteúdo. Por trás dessa figura, há uma equipe de especialistas em áreas técnicas essenciais para o negócio.
Por trás de um guru da internet, pode haver um estrategista digital, gestores de tráfego, copywriters, gestores de redes sociais, programadores, pessoas para criar páginas, editores de vídeos, enfim, pessoas que implementam aspectos técnicos e estratégicos para o negócio funcionar.
Se você tem interesse nesse mercado e não quer aparecer, vale a pena explorar e entender toda a cadeia de valor e identificar onde você se encaixa. Há oportunidades para pessoas nos bastidores, mas é necessário adquirir o conhecimento necessário para atuar nesses papéis.
A essência de um negócio digital baseado em informação é ter uma pessoa que transmite essa informação, ensina coisas concretas e práticas, e inspira. Uma pessoa que se torna um líder e agente de clareza para seus seguidores.
Por isso, a presença humana é importante, e as chances de sucesso sem essa figura são muito pequenas.
Contudo, existe toda uma cadeia de valor por trás desse mercado, e você pode encontrar onde se encaixa dentro dela.